Odebrecht premia trabalho sobre reuso de sacos de cimento em argamassa

Um trabalho que propõe o reúso de sacos de cimento e cal para a melhoria de argamassas de assentamento foi o vencedor do Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável 2011. A premiação contemplou os cinco melhores projetos universitários, dentre 66 inscritos, que propunham soluções de sustentabilidade aplicadas em engenharia. Desenvolvido pelas estudantes Lorena Rezende dos Santos e Patrícia Eliza Floriano de Carvalho e orientado pela professora Helena Carasek Cascudo, todas da Universidade Federal de Goiás (UFG), o trabalho vencedor identificou a viabilidade de beneficiamento das embalagens e do uso das fibras de celulose como adição à argamassa para assentamento de alvenaria. Os ensaios de resistência à tração na flexão mostraram, segundo Helena Cascudo, um desempenho 17% superior da argamassa modificada em comparação com a argamassa de controle, sem fibras.

Classifico como  um trabalho muito interessante, pois comprova que sustentabilidade pode ser barato, além do bônus da comprovação em ensaios que apresentaram maior desempenho técnico do produto final quando comparado com a argamassa comum.

Um comentário para “Odebrecht premia trabalho sobre reuso de sacos de cimento em argamassa”

  1. Lennibel disse:

    Como podemos ter asecso a este material e qual e9 o custo? Vamos comee7ara construir e nosso recurso e9 pequeno, estamos procurando alternativas que ne3o agridam a natureza. A obra e9 numa che1cara e queremos unir o fatil ao agrade1vel e servir de exemplo.Grata.Be1rbara[]Miriam Resposta:dezembro 28th, 2011 as 10:03Ole1 Be1rbara, tente entrar em contato direto com o fabricante, nf3s ne3o comercializamos nada, apenas pesquisamos e ensinamos a construir. Acho que seria interessante vocea utilizar o bloco solo-cimento na sua che1cara. Antes de comprar qualquer material, visite ve1rios fabricantes e veja o custo final para o local de sua obra. Muito bom voceas optarem por uma construe7e3o sustente1vel. A partir de janeiro publicaremos mais novidades, espero que possam ser fateis para voceas.Obrigada pela visita e tenha um Ano Novo pleno de paz, safade e felicidadeAbrae7o,Medriam[]

Deixe um comentário