Arquivo de abril de 2011

C A S A & C O N S T R U Ç Ã O

terça-feira, 26 de abril de 2011

A escolha do TERRENO deve ser efetuada de forma minuciosa. Deve ser observado sua localização e contexto urbano, assim como, a topografia. Algumas vezes a compra de um lote relativamente inserido no valor de mercado pode tornar-se o algoz financeiro, podendo elevar de forma exagerada o custo para o preparo do terreno (construção de muro de contenção e aterro).

A escolha do PROFISSIONAL CONTRATADO PARA CONSTRUIR OU REFORMAR sua edificação, deve ser intensamente pesquisado. É imprescindível referência detalhada do profissional, preferencialmente visitando outras obras executadas por ele (empresa ou autônomo). Pesquise junto ao Procon, Juizado Especial e Fórum Civel se existem reclamações e/ou ações judiciais contra este profissional. Atuando há 07 anos como perito judicial, afirmo que o foco da preocupação deve ser jurídico, principalmente quanto a elaboração do CONTRATO.

Para eficácia deste contrato, é necessário saber se o profissional ou empresa possui bens ou capacidade financeira para responder na hipótese de  futuros problemas da obra. Deve ser explicitados e detalhados como será a execução do serviço  e os materiais em cada etapa da obra: Fundação (brocas, estacas, baldrame, radier,etc…); Alvenaria (materiais utilizados na construção); Hidráulica (detalhar marcas e preço médio) ; Elétrica ; Revestimento (reboco, cerâmica e pintura); tipo de Forro e Cobertura (telhado); Esquadrilhas; Vidros; Portões; Muro divisório; Calçamento (interno e do passeio público).